Rua Benedito Coelho Neto, 73 São Paulo - Itaquera Tels.:2524-0744

domingo, 31 de março de 2013

sábado, 30 de março de 2013

Palestra - 13.04.13


Segue programação do CICLO DE PALESTRAS para o mês de abril com transmissão ao vivo. A palestra inicia as 10hs e será transmitida no polo Itaquera.
-------
DATA: 13/04/13
Tema: NANOTECNOLOGIA - UMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E NOVAS PERSPECTIVAS NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES E COMPUTAÇÃO
Na palestra será apresentada uma breve introdução de nanotecnologia, principalmente a voltada para tecnologia eletrônica e computação. Como surgiu a evolução dos últimos anos e o impacto que causou no mundo do processamento de informações em computadores e equipamentos como um todo. Serão apresentadas as perspectivas e o impacto que essa mudança tecnológica exige das áreas de informação, engenharia e profissional. A evolução que o mundo da telefonia, com Smartfones, vem passando com capacidade de processamento mais avançado que os computadores pessoais (PC) de 10 anos atrás, tablets e equipamentos inteligentes, ocorre graças a mudanças que só foram possíveis graças à evolução da nanotecnologia. Essas alterações impactam a sociedade como um todo e exige que profissionais acompanhem essa aceleração. Na palestra será comentado o que as empresas buscam nesses profissionais, o “gargalo” que o Brasil vem enfrentando com falta de mão de obra especializada e a competição Brasil e China frente à nanotecnologia.
Palestrante: VINICIUS HELTAI
Formado em Engenharia Elétrica, especializado em microeletrônica no INSA (Institut National des Sciences Appliquees), de Lyon, em Toulouse, na França. Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP. Realizou estudos científicos de fabricação e caracterização elétrica em dispositivos na tecnologia CMOSFET, SOI e MuGFET em parceria com o IMEC (Interuniversity MicroElectronic Center), na Bélgica, um dos maiores centros de pesquisa em nanotecnologia da atualidade, e a Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolvendo simulações avançadas de dispositivos nanométricos tensionados mecanicamente (Strained Silicon), tecnologia usada nos sensores aeroespaciais da NASA e nos novos processadores da Intel. Participou de alguns projetos científicos financiados pelas agências de fomento FAPESP e CNPq, onde publicou diversos artigos nacionais e internacionais. Atualmente, trabalha como supervisor e engenheiro de projetos em equipamentos médicos e odontológicos, desenvolvendo produtos com novas tecnologias de sistemas dedicados embarcados e aplicações. É professor universitário na UNIP, onde é líder das disciplinas de instrumentação industrial, instalações elétricas e máquinas elétricas.
--------
As palestras assistidas no polo tem validade de 10 horas de Atividades Complementares.

Links - Postagem dos Trabalhos


Aluno,

Para vocês encontrarem os links onde irão realizar suas postagens de trabalhos bastará que acessem os links de envio que estão disponíveis na coluna a esquerda da aba Orientações.
Basta clicar, dentro do quadro, sobre o nome do trabalho a ser entregue e ele será direcionado automaticamente para a página na qual deverá inserir seu trabalho.

Além disso, no blog do polo vocês também encontram esses links.


Bons estudos!

Palestra - VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES


Prezado Aluno,


Informamos que foi disponibilizado na TV Web a palestra com o tema “VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES” ministrada por Marli Parada, Dra.Branca Paperetti e Dr. Dr. Luis Segantin, 
Para assisti-la aceser o site da Unip, http://www.unip.br/ead e clicar em TV Web > vídeos anteriores.


Boa Palestra!

sexta-feira, 22 de março de 2013

E-mail dos Alunos

Alunos
     Já cadastrei no endereço eletrônico do polo (unipitaquera@gmail.com) os e-mails de todos os alunos.
    
         Hoje enviei a lista dos alunos matriculados, para que vocês possam formar grupos.
        Se alguém não recebeu, encaminhe uma mensagem para o endereço eletrônico acima, com o nome completo e curso. Assim posso verificar se os dados que cadastrei estão corretos.

domingo, 17 de março de 2013

Colação de Grau

Olá

Recebi a listagem da UNIP com o nome dos alunos que colarão grau agora no mês de março. São eles:
- Alexandra Aurelia Sanches
- Antonio José R. Junior
- Sonia Bispo de L. Oliveira
- Adriana M. de Oliveira
- Ursula Lua T.G. Carvalho
- Marcus Aurélio F. Nascimento
- Monica C. Gatto

Acredito que há alunos que não constam nesta lista, mas que terminaram o curso no 2º Sem. de 2012.
Se for o seu caso, entre em contato com a UNIP no setor acadêmico-administrativo (0800-0109000 ou 3767-6100)

A colação tem de acontecer até o dia 30.03. Assim que tivermos maiores definições entro em contato por e-mail.

Att

sábado, 16 de março de 2013

Aulas - Pós Graduação


Informamos que as aulas de pós-graduação, turma 2013/1, iniciam em 16/03/2013.
Comunicamos, também, que somente serão ofertados os seguintes cursos:

·         Administração Geral
·         Administração em Recursos Humanos
·         Marketing
·         Direito do  Trabalho
·         Direito Tributário
·         Psicopedagogia Institucional
·         Libras
·         Formação de Professores no Ensino Superior
·         Formação de Educadores em Diabetes
·         Gestão de Politicas
·         Formação em Educação a Distância

Os candidatos que realizaram matrícula nos cursos que não serão ofertados receberão contato da universidade orientando quanto a possibilidade de reopção de curso ou devolução de valores pagos.

Estágio Obrigatório - Turma 2010


Prezados,

Os estágios dos Cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, da Turma 2010 - 3 e 4, devem ser entregues impreterivelmente no período de 20 a 31 de maio de 2013.
Estágios entregues após esse período só serão computados no segundo semestre de 2013, sendo assim, é importante que você entregue o seu estágio, em seu polo de matrícula, na data prevista.


Apostilas- Pedido 3/2013

Olá

Chegou ao polo a 3ª remessa de apostilas deste semestre.

Localize nos arquivos abaixo se a sua está disponível.



Adicionar legenda





















terça-feira, 12 de março de 2013

VETERANOS - Regime Tutelado

Olá

Abaixo consta um trecho do regimento da UNIP, falando sobre o regime tutelado. Assim vocês podem tirar dúvidas.
 
A inscrição em DP´s é apenas para alunos matriculados regularmente, não se aplicando para alunos tutelados, que não precisam se inscrever em DP´s devido a terem as mesmas liberadas através da avaliação do coordenador do curso.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Art. 79 O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:
I. para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II. para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III. para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV. para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V. para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.
 
§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.
 
§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.
 
§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.
 
§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.
 
§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.
 
§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).
 
§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.
 
§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.
 
§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.
 
§ 10 Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.
 
§ 11 O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.
 
§ 12 Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

CHATS - PIM e TCC


    Segue calendário de CHATS referentes aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM).

    Os chats sempre são realizadas das 18:00 às 19:00. Como os alunos não tem acesso ao chat, só é possível participar comparecendo ao polo.

    Peço a todos que, caso alguém for comparecer, entre em contato com o polo no dia anterior, para que tenhamos tempo de nos organizar.




Escala de Horários - Tutores a Distância - GRADUAÇÃO


Olá alunos

Segue abaixo lista dos tutores a distância para os cursos de GRADUAÇÃO.

Att

Escala de Horários - Tutores a Distância - GESTÃO


Olá alunos

Segue aabaixo listagem nos tutores a distência, divididos por curso.
A lista refere-se aos cursos de GESTÃO.




segunda-feira, 11 de março de 2013

APOSTILAS - PEDIDO 2/2013

Olá

Chegou mais um pedido de apostilas no polo.

Segue relação.












Horário de Atendimento

Olá Alunos

Neste ano estarei no polo para atendimento as 2ª, 3ª e 4ªs, das 14:00 às 17:45.

Obs.: Somente nesta quarta, dia 13.03.13, não estarei no polo.

Att

Mariana Matos

Inscrição em DP


 Olá
 
     O serviço de inscrição em em DP foi reaberto e vai de 08/03 a 20/03. Não deixem para a última hora.
 
Att

sábado, 2 de março de 2013

Cursos a distância superam os presenciais em todos os indicadores de qualidade do e-MEC

Tanto no conceito de curso (inclusive no preliminar) quanto no Enade, cursos a distância conseguem percentual superior de aprovação na comparação com presenciais, segundo base de dados e-MEC

21/02/2013 - Da revista Ache Seu Curso
A base de dados e-MEC, que reúne instituições de ensino e cursos de graduação com suas respectivas notas nos indicadores de qualidade utilizados pelo Ministério de Educação (MEC), aponta que, percentualmente, os cursos de educação a distância estão ligeiramente melhor conceituados do que os cursos presenciais em todos os indicadores.
O e-MEC reúne as notas nos indicadores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o conhecimento dos estudantes; do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas; e, por fim, as notas do Conceito de Curso (CC), composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, e que pode confirmar ou modificar o CPC.
Em todos os três indicadores, os cursos a distância aparecem com percentuais ligeiramente maiores de aprovação (notas 3 a 5) e também com percentuais maiores entre os cursos aprovados com a nota máxima (5).
Na análise dos dados do e-MEC, verificou-se um quase empate nos indicadores CC, porém com vantagem para os cursos a distância, nos percentuais de aprovação (notas 3 a 5): 100% dos cursos a distância e 97,7% para os cursos presenciais. No indicador Enade também houve um cenário parecido: 70,5 para cursos a distância e 69,15% para cursos presenciais. Porém, no indicador CPC, houve uma grande diferença em favor dos cursos a distância: 83,7%, e 75,6% para os presenciais.
Se forem considerados apenas os percentuais de nota 5, novamente os cursos a distância estão na frente no CC (14,58% a distância e 14% presenciais) e no CPC (2,91% e 2,3%), ficando atrás apenas no Enade (4,5% a distância e 6,15% presenciais).
A busca de dados na base do e-MEC foi feita ontem, dia 20, considerando apenas cursos (não se buscou por instituições de ensino) em todo o país, pagos e gratuitos, nos graus de bacharelado, licenciatura, tecnológico e sequencial. Não se considerou neste levantamento os cursos presenciais ou a distância que não foram avaliados ou que ficaram sem conceito. A busca foi feita pela internet, no endereço http://emec.mec.gov.br/. O sistema é atualizado constantemente.
Veja os resultados da pesquisa na tabela abaixo:
Notas dos cursos presenciais e a distância
Cursos de EAD
Cursos Presenciais
NOTA
CC
%
CPC
%
ENADE
%
CC
%
CPC
%
ENADE
%
5
07
14,58
07
2,91
15
4,5
2.232
14
400
2,3
1.310
6,15
4
30
62,5
60
25
69
20,9
7.275
45,6
3.911
22,8
4.419
20,7
3
11
22,9
134
55,8
149
45,1
6.076
38,1
8.656
50,5
9.028
42,3
2
--
--
39
16,25
95
28,7
323
2
4.024
23,5
5.560
26,1
1
--
--
--
--
02
0,6
25
0,1
121
0,7
982
4,6
1 a 5
48
100
240
100
330
100
15.931
100
17.112
100
21.299
100
3 a 5
100
83,7
70,5
97,7
75,6
69,15
FONTE: e-MEC (http://emec.mec.gov.br/). Coleta de dados realizada em 20/02/2013 pela revista Ache Seu Curso a Distância, e pela pesquisadora Márcia Figueiredo (CBM e ABED).