Rua Benedito Coelho Neto, 73 São Paulo - Itaquera Tels.:2524-0744

sábado, 30 de março de 2013

Palestra - 13.04.13


Segue programação do CICLO DE PALESTRAS para o mês de abril com transmissão ao vivo. A palestra inicia as 10hs e será transmitida no polo Itaquera.
-------
DATA: 13/04/13
Tema: NANOTECNOLOGIA - UMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E NOVAS PERSPECTIVAS NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES E COMPUTAÇÃO
Na palestra será apresentada uma breve introdução de nanotecnologia, principalmente a voltada para tecnologia eletrônica e computação. Como surgiu a evolução dos últimos anos e o impacto que causou no mundo do processamento de informações em computadores e equipamentos como um todo. Serão apresentadas as perspectivas e o impacto que essa mudança tecnológica exige das áreas de informação, engenharia e profissional. A evolução que o mundo da telefonia, com Smartfones, vem passando com capacidade de processamento mais avançado que os computadores pessoais (PC) de 10 anos atrás, tablets e equipamentos inteligentes, ocorre graças a mudanças que só foram possíveis graças à evolução da nanotecnologia. Essas alterações impactam a sociedade como um todo e exige que profissionais acompanhem essa aceleração. Na palestra será comentado o que as empresas buscam nesses profissionais, o “gargalo” que o Brasil vem enfrentando com falta de mão de obra especializada e a competição Brasil e China frente à nanotecnologia.
Palestrante: VINICIUS HELTAI
Formado em Engenharia Elétrica, especializado em microeletrônica no INSA (Institut National des Sciences Appliquees), de Lyon, em Toulouse, na França. Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP. Realizou estudos científicos de fabricação e caracterização elétrica em dispositivos na tecnologia CMOSFET, SOI e MuGFET em parceria com o IMEC (Interuniversity MicroElectronic Center), na Bélgica, um dos maiores centros de pesquisa em nanotecnologia da atualidade, e a Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolvendo simulações avançadas de dispositivos nanométricos tensionados mecanicamente (Strained Silicon), tecnologia usada nos sensores aeroespaciais da NASA e nos novos processadores da Intel. Participou de alguns projetos científicos financiados pelas agências de fomento FAPESP e CNPq, onde publicou diversos artigos nacionais e internacionais. Atualmente, trabalha como supervisor e engenheiro de projetos em equipamentos médicos e odontológicos, desenvolvendo produtos com novas tecnologias de sistemas dedicados embarcados e aplicações. É professor universitário na UNIP, onde é líder das disciplinas de instrumentação industrial, instalações elétricas e máquinas elétricas.
--------
As palestras assistidas no polo tem validade de 10 horas de Atividades Complementares.