21/02/2013 - Da revista Ache Seu Curso
A base de dados e-MEC, que reúne instituições de ensino e cursos de graduação com suas respectivas notas nos indicadores de qualidade utilizados pelo Ministério de Educação (MEC), aponta que, percentualmente, os cursos de educação a distância estão ligeiramente melhor conceituados do que os cursos presenciais em todos os indicadores.
O e-MEC reúne as notas nos indicadores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o conhecimento dos estudantes; do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas; e, por fim, as notas do Conceito de Curso (CC), composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, e que pode confirmar ou modificar o CPC.
Em todos os três indicadores, os cursos a distância aparecem com percentuais ligeiramente maiores de aprovação (notas 3 a 5) e também com percentuais maiores entre os cursos aprovados com a nota máxima (5).
Na análise dos dados do e-MEC, verificou-se um quase empate nos indicadores CC, porém com vantagem para os cursos a distância, nos percentuais de aprovação (notas 3 a 5): 100% dos cursos a distância e 97,7% para os cursos presenciais. No indicador Enade também houve um cenário parecido: 70,5 para cursos a distância e 69,15% para cursos presenciais. Porém, no indicador CPC, houve uma grande diferença em favor dos cursos a distância: 83,7%, e 75,6% para os presenciais.
Se forem considerados apenas os percentuais de nota 5, novamente os cursos a distância estão na frente no CC (14,58% a distância e 14% presenciais) e no CPC (2,91% e 2,3%), ficando atrás apenas no Enade (4,5% a distância e 6,15% presenciais).
A busca de dados na base do e-MEC foi feita ontem, dia 20, considerando apenas cursos (não se buscou por instituições de ensino) em todo o país, pagos e gratuitos, nos graus de bacharelado, licenciatura, tecnológico e sequencial. Não se considerou neste levantamento os cursos presenciais ou a distância que não foram avaliados ou que ficaram sem conceito. A busca foi feita pela internet, no endereço http://emec.mec.gov.br/. O sistema é atualizado constantemente.
Veja os resultados da pesquisa na tabela abaixo:
Notas dos cursos presenciais e a distância
| ||||||||||||
Cursos de EAD
|
Cursos Presenciais
| |||||||||||
NOTA
|
CC
|
%
|
CPC
|
%
|
ENADE
|
%
|
CC
|
%
|
CPC
|
%
|
ENADE
|
%
|
5
|
07
|
14,58
|
07
|
2,91
|
15
|
4,5
|
2.232
|
14
|
400
|
2,3
|
1.310
|
6,15
|
4
|
30
|
62,5
|
60
|
25
|
69
|
20,9
|
7.275
|
45,6
|
3.911
|
22,8
|
4.419
|
20,7
|
3
|
11
|
22,9
|
134
|
55,8
|
149
|
45,1
|
6.076
|
38,1
|
8.656
|
50,5
|
9.028
|
42,3
|
2
|
--
|
--
|
39
|
16,25
|
95
|
28,7
|
323
|
2
|
4.024
|
23,5
|
5.560
|
26,1
|
1
|
--
|
--
|
--
|
--
|
02
|
0,6
|
25
|
0,1
|
121
|
0,7
|
982
|
4,6
|
1 a 5
|
48
|
100
|
240
|
100
|
330
|
100
|
15.931
|
100
|
17.112
|
100
|
21.299
|
100
|
3 a 5
|
100
|
83,7
|
70,5
|
97,7
|
75,6
|
69,15
| ||||||
FONTE: e-MEC (http://emec.mec.gov.br/). Coleta de dados realizada em 20/02/2013 pela revista Ache Seu Curso a Distância, e pela pesquisadora Márcia Figueiredo (CBM e ABED).
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