Rua Benedito Coelho Neto, 73 São Paulo - Itaquera Tels.:2524-0744

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AVISO: Projetos e Práticas de Ação Pedagógica - PEDAGOGIA


Foi disponibilizado aos alunos, orientações para a realização das atividades relacionadas a disciplina “PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA” (Pedagogia – Turma 2011), DP e regular, sendo:

·         DP (3º período): Educação Infantil
·         Regular (4º período): Supervisão e/ou Orientação Educacional

É importante ressaltar que as atividades propostas nesta disciplina visam estimular e valorizar diferentes habilidades, potencialidades e aptidões dos alunos através da compreensão dos conceitos, assuntos e informações abordadas nas diferentes disciplinas da graduação de pedagogia.

Mas de que forma as atividades desta disciplina acontecerão? O que o aluno deverá fazer? Como deverá ser o acompanhamento da tutoria presencial? Vamos aos esclarecimentos de todas estas dúvidas.

Os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica estarão ancorados nos seguintes focos de atuação do profissional a cada semestre:
·         3º período: Educação Infantil (DP);
·         4º período: Supervisão e Orientação Educacional (regular);
·         5º período: Ensino Fundamental;
·         6º período: Gestão da Educação em Ambientes Escolares e não Escolares

Os projetos deverão ser construídos pelos alunos e deverão contemplar os seguintes itens (Projeto Completo):
1)      Tema (de acordo com o conteúdo)
2)      Justificativa (Por que vale a pena trabalhar com o projeto na escola?)
3)      Situação problema (dificuldades referentes a temática que podem ser discutidas/solucionadas por meio da intervenção pedagógica)
4)      Público Alvo (segmento a ser trabalhado)
5)      Objetivos (o que o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcançar?)
6)      Embasamento Teórico (texto com base nos conteúdos estudados que façam referência ao tema)
7)      Percurso Metodológico (quais atividades serão propostas para que se atinjam os objetivos)
8)      Recursos (quais materiais serão utilizados para a realização das atividades)
9)      Cronograma de atividades (dando caráter efetivo, fazendo parte do currículo da escola)
10)   Avaliação
11)   Referências Bibliográficas

Para a postagem do “Painel” os alunos deverão  seguir o passo-a-passo abaixo:
§ Folha 1: título do projeto + nome e RA´s dos alunos do grupo + polo de apoio presencial
§ Folha 2: Considerações iniciais com JUSTIFICATIVAS e OBJETIVOS
§ Folha 3: Metodologia/Estratégias de ações pedagógicas
§ Folha 4: Avaliação da aplicação do projeto (esperada ou realizada)
§ Folha 5: Considerações Finais
§ Folha 6: Referências Bibliográficas

Como serão as atividades do aluno nesta disciplina?

1º Comparecimento no polo em dia e horário indicado para a “Apresentação do Painel”;
2º Postagem do “Painel” com os itens indicados;
3º Postagem do “Projeto completo” com os itens que constam na “Orientação para a elaboração de um Projeto de Intervenção”

Orientamos que os alunos assistam as vídeo-aulas e realizem os questionários disponibilizados na disciplina, para auxiliá-los na construção das atividades propostas.

CRONOGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA (DP e regular seguirão as mesmas datas)

Dia 04/12 ou 11/12: Chat para a apresentação dos painéis nos polos – A participação é obrigatória em uma das datas;
De 09/11 a 19/11: Postagem dos painéis no sistema (conforme consta no modelo localizado na disciplina)
De 26/11 até 10/12: Postagem no sistema do Projeto completo realizado pelos grupos (conforme devolutiva do professor)

Faremos o encontro somente no dia 11/12/12 (terça-feira), a partir das 18h30.