Foi disponibilizado aos alunos, orientações para a realização das
atividades relacionadas a disciplina “PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA”
(Pedagogia – Turma 2011), DP e regular, sendo:
· DP (3º período): Educação Infantil
· Regular (4º período): Supervisão e/ou Orientação Educacional
É importante ressaltar que as atividades propostas nesta disciplina
visam estimular e valorizar diferentes habilidades, potencialidades e aptidões
dos alunos através da compreensão dos conceitos, assuntos e informações
abordadas nas diferentes disciplinas da graduação de pedagogia.
Mas de que forma as atividades desta disciplina acontecerão? O que o
aluno deverá fazer? Como deverá ser o acompanhamento da tutoria presencial?
Vamos aos esclarecimentos de todas estas dúvidas.
Os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica estarão ancorados nos
seguintes focos de atuação do profissional a cada semestre:
· 3º período: Educação Infantil
(DP);
· 4º período: Supervisão e
Orientação Educacional (regular);
· 5º período: Ensino Fundamental;
· 6º período: Gestão da Educação em Ambientes Escolares e não Escolares
Os projetos deverão ser construídos pelos alunos e deverão contemplar os
seguintes itens (Projeto Completo):
1) Tema (de acordo com o conteúdo)
2) Justificativa (Por que vale a pena trabalhar com o projeto na escola?)
3) Situação problema (dificuldades referentes a temática que podem ser
discutidas/solucionadas por meio da intervenção pedagógica)
4) Público Alvo (segmento a ser trabalhado)
5) Objetivos (o que o projeto pretende discutir, verificar, solucionar,
alcançar?)
6) Embasamento Teórico (texto com base nos conteúdos estudados que façam
referência ao tema)
7) Percurso Metodológico (quais atividades serão propostas para que se
atinjam os objetivos)
8) Recursos (quais materiais serão utilizados para a realização das
atividades)
9) Cronograma de atividades (dando caráter efetivo, fazendo parte do
currículo da escola)
10) Avaliação
11) Referências
Bibliográficas
Para a postagem do “Painel” os alunos deverão seguir o
passo-a-passo abaixo:
§ Folha 1: título do
projeto + nome e RA´s dos alunos do grupo + polo de apoio presencial
§ Folha 2:
Considerações iniciais com JUSTIFICATIVAS e OBJETIVOS
§ Folha 3:
Metodologia/Estratégias de ações pedagógicas
§ Folha 4: Avaliação
da aplicação do projeto (esperada ou realizada)
§ Folha 5:
Considerações Finais
§ Folha 6:
Referências Bibliográficas
Como serão as atividades do aluno nesta disciplina?
1º Comparecimento no polo em dia e horário indicado para a “Apresentação
do Painel”;
2º Postagem do “Painel” com os itens indicados;
3º Postagem do “Projeto completo” com os itens que constam na
“Orientação para a elaboração de um Projeto de Intervenção”
Orientamos que os alunos assistam as vídeo-aulas e realizem os questionários
disponibilizados na disciplina, para auxiliá-los na construção das atividades
propostas.
CRONOGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO
PEDAGÓGICA (DP e regular seguirão as mesmas datas)
Dia 04/12 ou 11/12: Chat para a apresentação
dos painéis nos polos – A participação é obrigatória em uma das datas;
De 09/11 a 19/11: Postagem dos
painéis no sistema (conforme consta no modelo localizado na disciplina)
De 26/11 até 10/12: Postagem no
sistema do Projeto completo realizado pelos grupos (conforme devolutiva do
professor)
Faremos o encontro somente no dia 11/12/12 (terça-feira), a partir das 18h30.